Brisa prepara-se para época de fogos florestais

Os cerca de 1350 quilómetros de rede de autoestradas operados e mantidos pela Brisa incluem 5300 hectares de área vegetal que, ao longo do ano, são alvo de várias intervenções de controlo de vegetação para prevenção de incêndios.  

  

A Faixa de Gestão de Combustível da rede atinge os 2200 quilómetros de faixa adjacente à autoestrada e as mais de 2000 edificações confinantes, espalhadas por 87 concelhos de norte a sul do país.  

  

Edgar Nunes Carapinha, que lidera o departamento de manutenção vegetal, explica que “há duas épocas distintas na gestão desta faixa. A época outono/inverno em que são controlados árvores e arbustos, essencialmente plantas com baixa (ou mesmo nula) capacidade de regeneração, e a época primavera/verão, em que são controladas as plantas herbáceas e pequenas arbustivas. Este tipo de vegetação apresenta grande capacidade de regeneração pelo que, nesta época, são efetuadas duas ou três intervenções de controlo deste tipo de vegetação”.  

  

Esta estratégia permite cumprir os requisitos e prazos exigidos na legislação relativa à Gestão de Combustível e manter contratos de longa duração com sete prestadores de serviços, com uma garantia de afetação de mão de obra ao longo de todo o ano.   

  

Há mais de duas centenas de trabalhadores envolvidos na manutenção vegetal e cerca de 35 equipamentos pesados, a maioria destes prestadores de serviços. A equipa do departamento de manutenção vegetal é responsável pela gestão e coordenação da gestão de combustível dos terrenos afetos à rede, coordenando o trabalho e o cumprimento da legislação para garantir a segurança e o conforto dos clientes que circulam nas autoestradas da Brisa.  

Fogos Florestais 1
Pedir documento
Para aceder ao documento, introduza o seu email: