Centro de Coordenação Operacional
Criado em 2004 e situado em Carcavelos, no campus da sede do Grupo Brisa, o Centro de Coordenação Operacional (CCO) opera em conjunto com 18 centros operacionais distribuídos pelo país, garantindo uma eficaz gestão do tráfego na rede Brisa.
Dotado de equipamentos de telemática inovadores e eficientes, transforma-se também numa importante fonte de informação para a análise de sustentabilidade do Grupo Brisa.
Inovação e telemática
Sendo a inovação uma parte intrínseca da cultura Brisa, os equipamentos telemáticos instalados na rede Brisa são o resultado de uma constante investigação e adequação às necessidades da atividade.
Além dos equipamentos técnicos, a Brisa dispõe ainda de 71 viaturas que circulam na rede Brisa. A comunicação contínua destas viaturas e o controlo via GPS permite ao CCO efetuar uma distribuição eficaz dos recursos.
CCTV - Circuito fechado de TV
500 câmaras
80% rede coberta
Coordenação dos meios de assistência
POS | GPS | Rádio | Telefone
Nº de apoio ao Cliente
Receção e devolução
Assistência, socorro e proteção
Estações meteorológicas controlo ambiental
35 Estações
Registo de dados de incidência
Ativação de meios
Informação de meios
Redes de Telefones de Emergência - SOS
1 461 postos de SOS
Testes regulares de operacionalidade
Gestão de túneis
Ativação de meios
Informação de meios
As responsabilidades do CCO
O CCO é responsável por prestar todo o apoio necessário para o desempenho da atividade da Brisa nas suas infraestruturas rodoviárias.
Este apoio é realizado em estrita colaboração com os 16 centros operacionais que, em caso de necessidade, estão também dotados com meios para assumir localmente o controlo das operações.
Gestão ativa do tráfego
Através das informações recolhidas pelos seus equipamentos de telemática, o CCO efetua uma gestão ativa do tráfego, verificando afluências, condições meteorológicas e perturbações nas vias.
Condições de circulação
Monitoriza e melhora as condições de circulação, acionando os meios de assistência sempre que necessário.
Operações de socorro
Através dos vários meios tecnológicos, como câmaras e postos de S.O.S, garante um tempo de resposta otimizado, coordenando as operações de socorro com os restantes meios operacionais.
Proteção
Com 80% da rede coberta por um circuito fechado de TV, o CCO monitoriza as vias agindo em caso de necessidade.
Patrulhamento
Os veículos de assistência Brisa patrulham as vias verificando as suas condições de circulação. Em 2013, os veículos de assistência percorreram 13 milhões de km.
Assistência ao Cliente
As viaturas de assistência Brisa estão preparadas para auxiliar o cliente em caso de acidente ou avaria. A informação é recolhida através dos vários equipamentos de telemática ou pelo contacto telefónico do utente.
Informação ao Cliente
O CCO presta serviços de informação ao cliente, nomeadamente de ocorrências nas vias e condições meteorológicas.
ISO 9001
Certificação de Qualidade
Em 2010, a Brisa O&M, incluindo o CCO, foi certificada na norma ISO 9001:2008 com o objetivo de melhorar a satisfação dos clientes e a execução dos processos, bem como de facilitar o acesso a novas oportunidades de negócio e aumentar a satisfação e motivação dos colaboradores.