Gestão de Risco
Saiba como garantimos o crescimento sustentado dos negócios do Grupo Brisa.
A Gestão de Risco no Grupo Brisa é uma ferramenta crucial no apoio à tomada de decisão.
Trata-se de um processo ativo e dinâmico que potencia a criação sustentada de valor em toda a organização, envolvendo os responsáveis das unidades de negócio - a primeira linha - no âmbito das suas áreas de atuação. Desta forma é garantido o enraizamento de uma cultura transversal, orientada para a gestão do risco nos processos de negócio e tomada de decisão.
O atual modelo de gestão de risco é revisto periodicamente garantindo o seu alinhamento com as melhores práticas nacionais e internacionais, bem como com a legislação aplicável. Consiste numa abordagem sistemática, metódica e estruturada que promove a:
• Adequação da missão, valores, estratégia e atuação do Grupo Brisa
• Definição de objetivos estratégicos tendo em conta o nível de apetite ao risco aprovado pela gestão de topo e o contexto interno e externo existente
• Identificação, caraterização e avaliação dos riscos, bem como a definição de mecanismos de resposta, controlos e medidas de mitigação
• Monitorização regular, e consequente comunicação interna e externa, dos riscos no Grupo Brisa.
A gestão de topo é responsável pela aprovação e monitorização da Política de Gestão de Risco do Grupo Brisa, de forma a garantir a adoção de uma cultura de risco eficaz na organização.
O modelo de Gestão de Risco baseia-se no Modelo das Três Linhas:
1.ª linha - Unidades de Negócio
- Identificar e avaliar os riscos nas áreas de negócio
- Executar o processo de gestão de risco
- Definir e implementar controlos internos
2.ª linha - Supervisão
- Definir e implementar políticas, processos e procedimentos de gestão de risco
- Assegurar o alinhamento da gestão de risco com os objetivos estratégicos
- Monitorizar a adequação e eficácia do processo de gestão de risco e do sistema de controlo interno
3.ª linha - Auditoria
- Efetuar avaliações independentes
- Identificar oportunidades de melhoria
- Reportar à gestão de topo
Pelo menos uma vez por ano, é solicitado aos responsáveis dos órgãos/empresas que identifiquem e descrevam os principais riscos que podem afetar as respetivas áreas.
Os risk owners são também responsáveis por determinar a probabilidade quantitativa e/ou qualitativa de ocorrência e o impacto para o Grupo de cada ameaça potencial (com base nos critérios de avaliação previamente definidos e implementados), permitindo estabelecer prioridades de tratamento/resposta.
A equipa de gestão de risco compila os principais riscos identificados e avaliados no Grupo e comunica o perfil de risco do Grupo ao Conselho de Administração e aos stakeholders relevantes.
Em estreita colaboração com as áreas de negócio/risk owners, a equipa de risco também monitoriza, de forma contínua, os riscos identificados e avaliados, desempenhando as seguintes tarefas:
- Supervisionar o grau de execução/implementação dos planos de ação
- Avaliar a eficiência e eficácia dos controlos internos
- Detetar alterações no contexto interno e externo e identificar riscos emergentes
- Analisar quaisquer alterações, tendências e novas ameaças/oportunidades de eventos de risco que possam afetar o nível de desempenho esperado
Para mais detalhes sobre os riscos mais relevantes na atividade do Grupo Brisa, consulte o Relatório Integrado.
Monitorização
O Grupo Brisa monitoriza os principais riscos e tendências de mercado, de forma a garantir que os riscos identificados refletem também o contexto macroeconómico.
Para o efeito, é criada, mantida e atualizada uma watchlist com os tópicos que, devido à sua relevância, se encontram em monitorização contínua por parte das operações do Grupo Brisa.
Adicionalmente, são periodicamente revistos e ajustados, face às melhores práticas de mercado internacionais, os diferentes processos que suportam a gestão de risco no Grupo.