A autoestrada para a descarbonização
A descarbonização da frota automóvel representa um importante passo para a Brisa e reflete o compromisso assumido perante a sociedade no âmbito da Sustentabilidade, um dos cinco valores da empresa, a par com da Ética, a Excelência, a Inovação e as Pessoas.
O nosso contributo
A transição energética da nossa frota é um processo desafiante, atendendo a todas as especificidades das várias atividades de negócio e às dificuldades em encontrar soluções viáveis, sobretudo para as viaturas operacionais que diariamente percorrem a rede de autoestradas da Brisa para manutenção ou assistência aos condutores.
Atualmente, dos 850 veículos da frota, distribuídos de Norte e Sul de Portugal, 25% são eletrificados, existindo ainda uma rede de carregamento interna com 235 pontos de carga.
Com o investimento em infraestruturas e os postos de carregamentos nas instalações do grupo Brisa prevê-se uma redução de custos para 1/3 e um corte de 50% nas emissões.
O objetivo é estender a eletrificação a todas as áreas de atividade do negócio assim que surjam modelos que permitam autonomia suficiente e condições para se ajustarem às diferentes necessidades das nossas empresas.
Em 2023, prevemos eletrificar cerca de 100 viaturas.
A estratégia de transição energética da frota da Brisa contempla, também, a Academia Brisa de Condução, que tem um papel importante na formação dos condutores, de carros elétricos e híbridos, para a utilização mais eficiente das suas viaturas.
Ao abrigo destas iniciativas são abordadas todas as informações sobre postos de carregamento públicos e privados, assim como a sua utilização.