APCAP lança app SOS Autoestradas, um passo de gigante na modernização da assistência rodoviária nas autoestradas portuguesas

Picture1

A APCAP - Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem lançou a app SOS Autoestradas, a primeira aplicação móvel que tem como objetivo mudar por completo a forma como os condutores solicitam assistência em caso de incidentes ou acidentes nas autoestradas.

 

Desenvolvida em conjunto pelas 21 concessionárias associadas da APCAP, a nova app SOS Autoestradas permite localização exata e evita utilização dos postos SOS, nas autoestradas, além de evitar chamadas desnecessárias para números de emergência nacionais.

 

“São mais de 3.000 os postos telefónicos de emergência disponíveis nas autoestradas, mas que nem sempre são utilizados. A app SOS Autoestradas da APCAP representa um passo de gigante na segurança e conveniência para todos os utilizadores da estrada em Portugal. É a primeira vez que uma solução deste género fica disponível em Portugal, passando a estar acessível  nas autoestradas e pontes com portagem geridas pelas concessionárias nossas associadas. A partir de agora, qualquer pessoa, desde que tenha telemóvel, poderá atuar como um posto SOS caso seja protagonista ou testemunha de um incidente, evitando dessa forma  andar a pé até ao posto mais próximo para pedir ajuda”, considera Manuel Melo Ramos, presidente da APCAP.

 

Disponível gratuitamente para download na Apple Store e Google Play Store, a app SOS Autoestradas simplifica e agiliza o pedido de auxílio nas autoestradas portuguesas, eliminando a necessidade de memorizar números de assistência ou de ter de identificar a concessionária responsável pela via onde se está a circular. De facto, em caso de avaria que imobilize o veículo, através de um clique na aplicação, qualquer pessoa que tenha a app pode chamar de forma automática a assistência da concessionária onde o veículo se encontra.

 

Uma das funcionalidades cruciais da app SOS Autoestradas é a sua capacidade de localizar automaticamente o veículo, identificando não só a sua posição exata, mas também o sentido de marcha e até mesmo a via onde o veículo se encontra imobilizado. Esta precisão na localização é fundamental para agilizar o tempo de resposta das equipas de socorro. Além da sua funcionalidade principal na rede APCAP, a aplicação oferece ainda a possibilidade de chamar o 112 caso haja feridos, garantindo assim uma cobertura de emergência tanto dentro como fora da rede de autoestradas concessionadas.

 

Anualmente, cerca de 12.500 pessoas contactam as linhas de ajuda das concessionárias, um número que se soma aos aproximadamente 150.000 incidentes detetados pelas assistências todos os anos ao longo da última década. . Atualmente, 80% das chamadas para as linhas das concessionárias são feitas por condutores de ligeiros e as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e as zonas de atuação de cada concessionária registam o maior volume de contactos, com um pico de incidentes durante a época de verão.

 

O procedimento padrão após uma chamada de assistência é o acionamento do 112 sempre que há feridos. Mesmo nestes casos, a app SOS Autoestradas pode ser uma ajuda, porque, sempre que a ocorrência se der na rede APCAP, a concessionária mobiliza diretamente os meios de emergência. Fora desta rede, e por não haver concessionárias a prestar assistência, a app permite ligar diretamente para o 112.

 

A app SOS Autoestradas pode ser utilizada por todos os tipos de veículos, incluindo transportes pesados de mercadorias e passageiros, representa um avanço significativo na segurança e conveniência para todos os utilizadores da estrada em Portugal.

Picture1 (1)
Pedir documento
Para aceder ao documento, introduza o seu email: